Friday, December 16, 2011

Turismo de Compras


Quase sempre que vou pra uma das grandes lojas de eletrônicos ouço um som familiar: Brasileiros! Sempre tem uma familia de brasileiros que compram tudo e mais alguma coisa (notebooks, video games, ipads etc) e saiem com sacolas cheias. Parece ate uma agitação de compra antes de um desastre iminente. É um show pra mim, e aproveito a ocasião de escutar um pouco de português, as vezes dou até risada. Brasileiros devem ser as turistas que mais gastam dinheiro aqui. Só pode!

Antes eu não sabia o porquê dessa agitação toda nas lojas de eletrônicos e achava que era talvez alguma coisa cultural. Depois que fiquei sabendo dos altos impostos de eletronîcos importados no Brasil, tudo fazia mais sentido. Aparentemente electrônios no Brasil custam em tourno de TRÉS VEZES MAIS e brasileiros aproveitam as suas ferias para comprar tudo que eles conseguem.

E daí fiquei pensando que eu posso tirar aproveito dessa quando eu finalmente vou pro brasil. Talvez eu poderia vir pro brasil com uma bagagem bem grande desse tamanho: ..cheia de eletrônicos novos, e vendê-los com uma margem de só 25% (bem accesivel comparado com o que eles tem que pagar lá). Eu poderia anunciar no craiglist do rio de janeiro, e vender no meu quarto de hotel ou algo assim. Não ganharia tanto dinheiro assim, mas o lucro talvez pagaria a custa da viagem.

Só não tenho certeza das leis. É proibido fazer uma coisa dessas? Vão confiscar os eletrônicos na alfândega? Não quero me sentir como um traficante.