Wednesday, May 13, 2009

Por que aprender Português?

Quando pessoas que fazem parte do meu dia a dia descobrem as minhas aspirações linguisticas, todo mundo fica com cara de confusas. Parece que a primeira pregunta é sempre: "...mas por que você quer aprender Português?". Os Brasileiros que conheço na internet, que só estudam linguas(inglês) para fins profissionais, também têm a mesma curiosidade. As vezes sinto como se eu estivesse sendo interrogado e fico nervoso tentando de justificar os meus interesses.

Acho que não é mera curiosidade, porque se eu tivesse dito que estava aprendendo o francês ou um outro idioma mais tradicionalmente estudado, ninguém teria tantas preguntas sobre os meus motivos. Falam como se achassem o português uma lingua insignificante, e não entendem a logica de dedicar tanto esforço para aprender.

O Português é a sexta lingua mais falada no mundo, em oito paises e quatro continentes (sim, são OITO os paises que falam português, e não só o Brasil e Portugal!). Então, as razões para aprender português devem ser obvias, e é uma pena que a lingua não receba o respeito que merece - nem sequer por seus proprios falantes.

Uma pregunta bem melhor seria: "Por que não aprender português?"

Mas confesso que estou sem razão utilitária, e não sei mesmso por que quero aprender. Eu nem conheço ninguém que fala português, e embora gostaria de viajar no futuro para Brasil e Africa lusófona, não tenho planos nenhuns. Como muitos coisas na minha vida, minha descição para estudar português foi spontânea, e é só um hobby que faço no meu tempo livre.

15 comments:

Anonymous said...

oi
então, eu não tenho muito o que comentar ou corrigir, seu português é otimo e fico feliz que goste do nosso idioma.
mais uma vez parabéns pelo seu trabalho.

Unknown said...

nossa! você tem razão.

nunca parei para pensar na falta de importância que a maioria dos falantes de português dão ao próprio idioma.

obrigada por observar isso e boa sorte nos estudos!

sua escrita em português é melhor até do que a de alguns brasileiros. pode apostar!

Anonymous said...

Pode parecer besteira, mas já pensei sobre este assunto... português... 'prá quê?' É óbvio... países com as dimensões de um brasil seriam mais do que o suficiente para instigar o interesse de um estrangeiro a aprender português! Fico feliz mesmo em saber que estás interessado em nossa língua. Ela é o meio de comunicação de milhares de pessoas no mundo... pode não ser no mundo todo, mas em boa parte dele. Caso queiras, estou interessada em te ajudar a praticar o português do brasil.

Abraços, parabéns pelo blog!

Ana Paula

Paloma said...

Mal posso acreditar que não sejas um falante nativo da Lingua Portuguesa!! O teu texto está muito bem escrito, os meus parabéns!

Bom, eu sou moçambicana, e se precisares de alguma ajuda com o idioma, estou ao dispor.

Muito obrigada pelo teu interesse na nossa língua!!!

Carinhosamente,

paloma.guapa@hotmail.com

Unknown said...

Parabéns! Seu texto é admirável. Você escreve melhor que muitos brasileiros. Isso me entristece, pois sei que aqui no Brasil dá pra contar nos dedos os que gostam realmente de Língua Portuguesa. Pior ainda é saber da curiosidade desses mesmos brasileiros ao perguntarem por que você quer aprender Português? É uma pena que essas pessoas pensem assim, não valorizando seu idioma.

Mas também fiquei muito feliz em saber da existência do seu blog, em saber que um americano está estudando o meu idioma.

Eu amo Português! É o meu idioma predileto. Também gosto muito de línguas indígenas do meu país, inglês e espanhol.

Há alguns erros no seu texto. Vou citá-los, pra te ajudar:

Parece que a primeira pregunta (pergunta) é sempre...
Os Brasileiros que conheço na internet, que só estudam linguas (línguas)...
As vezes (às vezes) sinto como se eu estivesse...
... e fico nervoso tentando de justificar (tentando justificar) os meus interesses.
... ninguém teria tantas preguntas... (preguntas)
... português uma lingua (língua) insignificante, e não entendem a logica (lógica)...
... devem ser obvias (óbvias)
... por seus proprios (próprios) falantes.
Uma pregunta (pergunta) bem melhor...
Africa (África) lusófona...
Como muitos (muitas) coisas...
... minha descição (decisão) para estudar português foi spontânea (espontânea)...

Enfim, você escreve muito bem. Parabéns! Continue a estudar português!

Precisando de ajuda, não hesite em me escrever! (kaleb19@gmail.com)

Até mais!

José Arimatéia

Anonymous said...

Aqui no Brasil as pessoas aprendem outra língua pelo lado profissional mais que pelo lado de viajar ou por interesse mesmo. Não é que seja uma língua insignificante, mas sim uma língua que profisisonalmente não tem MUITA saída. Eu mesmo me surpreendo quando vejo um estrangeiro aprendendo por que sempre vejo eles aprendendo espanhol, inclusive os que vem visitar o Brasil. Eles acham que é igual e que por isso é melhor aprender o espanhol que é mais útil já que é falado em mais lugares.

Anonymous said...

Evandro

your portuguese is very good,what you level in the linguage? .

oi seu português é bom, tem alguns erros mas isto só corrige com pratica,como falarão aqui tem muito lusofono que escreve pior que você adoro português,também espanhol e italiano.gosto um pouco do inglês não sou muito fã.mas é necessário. se quiser podemos nos ajudar eu com inglês e você com português.

se interessar deixe um recado te dou meu e-mail.

good week .

Anonymous said...

Venho acrescentar o meu elogio ao dos anteriores luso falantes.
Muitos parabéns pelo seu português!
Bons progressos na Língua de Camões, Pessoa, Saramago, entre tantos outros.
Luísa

Verónica Noguera said...

Oi, agora mesmo estou no Brasil. Estou aprendendo o português e com certeza, acho que pra ser outra lingua, é muito facil. Pois minha primeira lingua é espanhol. Mas também acho que o português é um espanhol mau falado.

Anonymous said...

Não liga para quem tenta te censurar por estar aprendendo português não. Eu estudo o idioma Persa/Farsi por puro prazer de aprender uma língua nova e todos me fazem a mesma pergunta que fazem para você. O que dizer, é um hobby como outro qualquer e que, por sinal, faz muito bem ao cérebro.
Bruno Duarte

Pedro said...

Olá! Eu sou brasileiro!! Nunca viajei para outro país, mas aqui no Brasil aprendo Inglês há pouco tempo e espanhol há muito tempo. Eu posso ajudar se quiser.

Anonymous said...

Cara eu tenho que confessar tu escreve melhor do que eu que sou brasileiro e obviamente falo portugues,acreite ou não eu sei mais regras de gramatica e regra geral do inglês do que português,você esta de parabens, congratulations
Caso precise de ajuda do idioma apesar de eu nao me interssar muito pelas regras possa te ajudar e quem sabe voce possa me ajudar no inglês
Meu endereço de e-mail:
claudio_latge@yahoo.com

Anonymous said...

eu tambem estou a aprender a lìngua portuguesa. Sou meia francesa e meia italiana, de Florença. inicialmente ista opçào foi para acabar os meus estudos universitarios, mas agora è um pouco como um jogo que inicio gostar genuinamente.

Évila Campos de Sant'Ana said...

Que legal saber que há estrangeiros interessados em aprender nossa língua. =))

Encontrei seu blogger por acaso. Eu sou professora de língua portuguesa e inglesa e estava pesquisando por textos que comentassem:Por que aprender português?

Gostei do seu post e vou comentar com meus alunos ;)

Bons estudos!Conte comigo!

Anonymous said...

Tem gente atrasada aí...o português é extremamente estudado por estrangeiros não somente no Brasil, mas no exterior também. Sou professora de língua portuguesa há anos, e tanto no Brasil como na Europa tive e tenho alunos de todas as partes do mundo: europeus, asiáticos, americanos do norte, do centro e do sul, e até da Oceania, por incrível que posssa parecer a alguns.