Thursday, November 26, 2009

Abacates

Respeitar a cultura alheia é sem duvida uma das maiores virtudes que alguém pode ter, mas mesmo assim, acho que tem limites. Por exemplo, se sacrifício humano, comer insetos, ou bestialidade sejam habituais em algum outro país, não posso respeitar esses costumes e muito menos participar. Algumas coisas são inerentemente erradas independentemente da perspectiva cultural. Não é? Você provavelmente está pensando "o que isso tem a ver com abacates?"...leia mais.

Eu amo abacates. Tem uma textura muito cremosa e rica como manteca que é muito agradável. São consideradas uma delicadeza aqui devido ao alto preço, custando em torno de 2$ ou mais por cada um, e por isso levo-os muito á sério. Aqui costumamos come-los em saladas, sanduíches, em 'guacamole' (um comida mexicana que é muito popular), além de muitas outras maneiras. Geralmente eu como eles simples ou com um pouco de sal e pimenta - a melhor maneira de apreciar seu sabor sutil, acho eu.

Eu estava lendo algo na internet sobre receitas com abacates e o artículo mencionou que brasileiros sempre comam abacates açucarados. Eu era incrédulo e rejeitei a idéia - "Que repugnante..deve ser mais um boato falso sobre brasil...ninguém jamais comeria abacate assim", pensei. Mas quando eu fui ao MSN pra perguntar a alguns amigos brasileiros, eles confirmaram o que li. "Claro! É uma fruta! Sem açúcar fica sem sabor de nada!", disse uma amiga minha.

Muito estranho mesmo. Só porque é uma fruta não que dizer que é suposto ser doce. Um tomate é uma fruta também. Vocês iam comer tomates com açúcar? rsrs - ( isso foi uma questão retórica. Se, por acaso, vocês comam tomates com açúcar, eu prefiro não saber disso).

Algumas semanas depois eu resolvi experimentar abacate do jeito brasileiro -amassado com açúcar. Tive que me preparar mentalmente e juntar coragem para fazer-lo. Um amigo meu testemunhou horrorizado- "O que você está fazendo!? Que nojo!". Quando finalmente comi, não foi assim tão mau como eu esperava, mas não gostei. O açúcar só serve para arruinar o sabor delicado do abacate e faze-lo ainda mais calórico; um gasto de um bom abacate. Chamem-me de grosseiro por não respeitar outras culturas, mas acho uma barbaridade culinária preparar abacate desta maneira, e penso que o resto do mundo ia concordar comigo.

8 comments:

Andreia Bera said...

Não pude deixar de comentar este artigo!
Então achava repugnante? Mai Godi! Repugnante é a idéia que tenho de comer esta fruta tão delicada com pimenta e sal! Isto sim é repugnante!!!
Ao ler este texto eu lembrei da minha infância quando minha mãe praparava vitamina de abacate (abacate, leite, açucar, canela). Eu gostava e ainda gosto tanto que jamais pude imaginar que alguém poderia sentir nojo disto!

Fiquei impressionada! acho legal estas diferenças de culturas :)

Carlucio leite said...

HAHAHH eu nunca pensei que fosse ler isso, abacate com sal? que barbaridade!


Como a andreia falou, abacate e bom com leite e açucar, batido no liquidificador!


Abacate e como o cacau, se não por açucar fica muito sem graça.

[Nome] said...

Até alguns anos atrás, eu pensava que abacate comia-se em todo o mundo com açúcar. Quando fui ao Chile e descobri que comem com sal, tive a mesma reação que você. Fiquei horrorizada! Como assim?? Ao experimentar o tal abacate salgado, percebi que é pior ainda que o doce.. eu detesto abacate! Haha

Mas viva as diferenças culturais! Imagine só se em todos os lugares comessemos as mesmas coisas, tivessemos as mesmas crenças e fossemos todos iguais.. seria péssimo!

Obs.: é manteiga e não "manteca" (:

Beijos,
Juliana

hallancs said...

"que brasileiros sempre comam abacates açucarados"

que brasileiros sempre comEm abacates açucarados

"Se, por acaso, vocês comam tomates com açúcar, eu prefiro não saber disso)."

Se, por acaso, vocês COMEREM tomates com açúcar, eu prefiro não saber disso).

"Chamem-me de grosseiro"

Soaria melhor... "Podem me chamar de grosseiro..."


Hallan

Lady Love said...

Achamos nojento abacate com comida ahahaha. Diferenças culturais né?
Eu não consigo comer sanduiches com abacate. Vitamina de abacate é uma delícia. Não posso dizer o mesmo de guacamole. :P

Rosi said...

Não resisti, tenho que comentar...
Respeitar a cultura alheia é um dever gostar dela ai é outro caso.
Quando fiquei sabendo que no méxico por exemplo se come abacate com tomate, cebola,sal e pimenta ai eca... nunca experimentei e acho que nem quero, mas
quer saber, gosto não se discute.Assim como comer bacon no café na manhã, acho simplesmente horrivél!!mas, como já disse gosto não se discute né. cultura também não.

Anonymous said...

Pelo amor de Deus, quem é o louco que come abacate com sal??

Anonymous said...

Tomate não é fruta. É fruto. São duas coisas bem diferentes.
http://www.dicasfree.com/qual-e-a-diferenca-entre-fruto-ou-fruta/