Sunday, November 8, 2009

Perspectivas Brasileiras: Parte 2

É só agora que eu fico sabendo da toda a polemica no Brasil com o episodio dos Simpsons no Brasil e o filme "Turistas". Os comentários e criticas que eu encontrei pela internet são interessantes, por falta de palavra melhor, e também revelam muito sobre atitudes brasileiros:

"esse fimlme è uma farsa!! no brasil nao existe essas coisas...nao precisamos matar e tirar orgaos de turistas que vem em nosso pais.. tudo uma mentira esse filme"
O filme ["Turistas"] foi um obra de ficção horror, não um documentário. Não é suposto ser realista, nem uma análise meticulosa dos problemas sociais do brasil.

"Ah! Faça-me o favor, bando de gente mais alienada são esse estado-unidenses xonofóbicos, que ficam escondendo os problemas do país deles e procuram, ou até inventam, erros nos países alheios."
Muito pelo contrario. Existem milhares de filmes mostrando os problemas dos estados unidos.

"É uma pena que nosso país seja rotulado de país do futebol, país do carnaval, país das mulatas etc"
Por quê? Corrija-me se eu esteja enganado, mas a carnaval é a maior celebração anual do brasil, e possivelmente a maior celebração que existe no mundo. Futebol é o principal esporte do país, e os equipes e jogadores brasileiros são os mais famosos no mundo. O que tem de errado com associar brasil com esses tradições que são tão importantes para o país? Por quê é uma pena? Tem vergonha disso? Carnaval e futebol são aspectos culturais não-negativas de que vocês devem ter orgulho.

FILHAS DA PUTAAAA ESSES GRINGOS!! ficão acabanu acom a reputação du Brasil eles pensão q aqui só tem mulher pelada, violencia, pobresa, puta, e fank esses puto adoram ser os melhores. Pq num pega esse seu filme d merda e enfia nu cuuu!!!!!
Calma ai meu! rsrs. A maioria dos filmes brasileiros que eu já vi foram muito violentos. Violência, pobreza, corrupção, traficantes etc parecem ser os assuntos mais populares em filmes lá. Acho filmes como Cidade de Deus, Tropa de Elite, e Carandiru bem mais violentos que Turistas ou aquele episódio dos Simpsons. Se vocês estão tão preocupados com 'a reputação' do seu pais, porque não reclamam de seus filmes nacionais - principalmente filmes como Cidade de Deus que são tão populares no exterior? Penso que o problema real com o filme Turistas é ser filme Americano.

"Quem não viu o episódio dos Simpsons que eles vem para o Brasil? A liza conhece um brasileira pela internet, e o coitado do menino é atacado por macacos (eles acham que aqui é cheio de macacos)... eles vem para o Brasil, chegam aqui, é só Samba, um monte de NEGA dançando e sanbando, florestas e macacos perto das casas soltos pelas ruas.

Eles acham que aqui a maioria do povo é nego, como na África, eles acham que aqui é um lugar selvagem, sem cidades grandes e gentes brancas."
Não concordo. Pelo que vi, a maioria dos brasileiros no episodio foram sim brancos - quer dizer "amarelo" no estilo dos Simpsons. E Pelo contrario do que disse, a maioria aqui não tem essa idéia da demografia do Brasil. Quando eu era mais jovem (como em 2002 quando esse episodio lançou) eu nem sabia que havia negros em lugar algum na América do Sul.

''ohhhh fuck!
this movie is terrible, this is NOT Brasil!
man, where's the white people ? Only show the black guys!
where's the cities ?"

"outra coisa que não condis com a realidade são as personagens [no filme Turistas] que em sua maioria são homens praticamente primitivas parecendo índios, e que mal falam português"

Por quê tanta preocupação com a raça das personagens? Parece estar insinuando que as personagens não condizem com a realidade do Brasil por parecer índios ou negros, mas no caso do Turistas todos os atores foram brasileiros reais.

"Fora gringos de merda!!!!!
Brasil para os brasileiros!!!!!!!
Isto mesmo!!!! Não venham para aqui!!!!"
Tudo bem. Mas o que vai acontecer com sua tão importante indústria de turismo sem gringos, e o que você quer que a gente fale aos brasileiros que moram aqui? Devemos mostrar o mesmo respeito?

"Esse Americanos,pessoas denigrem a imagem do país se acham um dia o brasil vai mostrar o que é guerra na selva,
Sabia que em todo quartel brasileiro é cantado a seguinte música: Americanos!,sai do meu país ,prara me deixar mais feliz,americanos um dia farei vocês sentir todo o peso do meu fuzil no seu nariz!,a amazonia é nossa e ninguem vai nos tirar. tenta vim tenta!"

"seu filme é uma vergonha para o Brasil eu gostaria que o idiota que produz um lixo desses fosse ao Brasil e levasse um tiro de fuzil na cabeça drogada"

Se quer acabar com a reputação violenta do Brasil, não há nada melhor do que fazer ameaças de violência contra americanos! rsrs

Eu acho interessante é que os Simpsons já viajaram em muitos países (Austrália, Fráncia, Japão) e também outras cidades como New York, satirizando na mesma maneira e ninguém reclama. O Brasil foi o único país que ficou tão indignado, ofendido, e louco com raiva choramingando que nem crianças por causa de um desenho animado. O Governo do Rio até tentou processar os produtores dos Simpsons por difamação! rsrs E também já fizeram outras filmes como "Turistas" em tantas partes do mundo (Hostel, Wolf Creek, etc), e ninguém reclamou. Por que só brasileiros levam as coisas tão a serio?

Depois de ler centenas de comentários/criticas, é claro que brasileiros são muito sensíveis e preocupados com a sua "reputação", então eu formulei alguns diretrizes para Hollywood, baseados nas coisas que mais molestaram os protestadores na internet.

Coisas que produtores americanos de filmes/seriados devem evitar para não ofender o povo brasileiro e "denigrir sua imagem":


1) Cenas de Violência.
-Na realidade, tem até pouco violência no brasil.

2) Carnaval, Samba, e mulheres dançando Samba.
-Apesar de ter fama, esta cultura e pouco importante no brasil, e é só um esteriotipo que eles se ressentem. Quase ninguém dança samba ou frequenta carnaval.

3) Gente de Cor.
-Brasileiros não querem que seu país seja visto como "pais das mulatas/índios/negros, etc". Esquece esse papo de "democracia racial", brasileiros reais são brancos.

4) Florestas e animais silvestres - principalmente macacos.
-Brasil não é uma floresta; só tem grandes cidades e arranha-céus. Um macaco é um insulto ao país, é melhor fingir que não existem.

5) Pobreza, favelas e coisas do tipo.
-Não difame a imagem do pais com pobres. O Brasil é realmente um pais rico

ou...talvez seja melhor não fazer filmes sobre brasil, já que qualquer filme feito por americanos/ingleses/estrangeiros que se trate do brasil seria interpretado como ofensivo, independentemente do conteúdo.

9 comments:

hallancs said...

"É só agora que eu fico sabendo dE toda a polemica no Brasil "

"mas O carnaval é a maior celebração anual do brasil"

"AS equipes e jogadores brasileiros são os mais famosos no mundo."

"Por que é uma pena?"

"Carnaval e futebol são aspectos culturais não-negativOs"

"Por que tanta preocupação com a raça das personagens?"

"as personagens não condizem com a realidade do Brasil por PARECEREM índios ou negros"

"-Na realidade, tem até POUCA violência no brasil."

"talvez seja melhor não fazer filmes sobre O brasil,"

Só corrigi detalhes, que podem até mesmo ter sido um erro de digitação seu...
Quanto ao texto, acho que foi o melhor que você postou! Principalmente as 5 regras finais =).

Carlucio leite said...

Isso ai acontece porque eles tem vergonha de ser brasileiro então falam mal de tudo que o pais tem, seja isso bom como o futebol,carnaval,miscigenação racial,recursos naturais ou ruim como a violencia e a desigualdade social que e uma das maiores do mundo, questão de auto estima para com o pais mesmo,isso ate vem melhorando ultimamente, antes era bem pior, procure musicas brasileiras do final do seculo XX e vai ver como tem muitas falando mal do pais.
Uma coisa que voce não citou, mas me irrita tambem nesses comentarios e que alguns brasileiros tem vergonha do pais sem um produtor de commodities,o motivo e o mesmo das outras coisas, negar tudo seja ela boa ou ruim.

Sobre a geografia ai ja não e mais culpa da auto-estima e sim que o Brasil tem muitos biomas diferentes e as maiorias das pessoas nunca nem chegou perto de uma floresta tropical, eu estou com 20 anos e nunca fui na amazonia,o bioma predominante do meu estado e o cerrado, parecido com as savanas africas, ai com tanta variação quando um brasileiro ouve isso e como se estivessem comprimindo o pais todo a região norte onde não vive nem 1/8 da nossa população.

Andreia Bera said...

Caro colega,

eu aprecio muito você aprender meu idioma, mas pelo amor de Deus, vamos tratar de assuntos que não sejam estes comentários que alguns idiotas brasileiros fazem de estrangeiros? Na minha opinião você deve procurar coisas daqui que realmente valem a pena, e não pensamentos de gentinha retardada que não sabem o que falam.
Você pode ter certeza, as pessoas aqui falam mal mas amam os gringos!

Anonymous said...

eu acho que você deveria avaliar mais as frases que encontra na internet sobre o que os brasileiros falam dos estrangeiros e sobre o próprio país.
É fato que o seu escrever em português é apenas uma forma de mostrar e treinar seu aprendizado sobre o idioma, mas não queira interpretar como é ser um brasileiro. Procure fontes mais seguras.

Tritone said...

Oi anonymous! Obrigado por comentar!

Anonymous said...

Caro amigo, primeiramente, parabéns pelo seu português; tirando alguns errinhos, que são naturais para quem é extrangeiro, está num nível excelente.
Sobre seu post: acho que você deveria tentar entender o porquê dessa reação brasileira, principalmente contra norte-americanos e contra os rótulos do país como carnaval e samba.
Um país como o Brasil, com cultura riquíssima e muito diverso, passou (e ainda passa) por quase um século de "sufocamento" pela importação cultural dos Estados Unidos. Tudo que é de lá, comportamento, filmes, estilo de vida, anglicismos etc, está presente no Brasil de forma muito forte. É natural então que, para nos afirmamos, termos que rejeitar essa influência, que realmente é muito excessiva. Isso sem falar nas interferências dos Estados Unidos nas políticas de vários países, inclusive na América Latina; veja que o Brasil quase não realiza essa interferência, exceto alguns episódios recentes em Honduras e no Haiti. Os Estados Unidos fizeram isso por décadas, espalhando guerras pelo Oriente Médio, financiando ditaduras na Am. Latina, e isso não há como negar.
A reação então é mais contra o que tudo isso simboliza do que uma antipatia pelo povo americano em si, ou mesmo pelos seus indivíduos; o que observo é que, pelo Brasil, quando americanos vêm pra cá, os gestos são muito mais de simpatia e de certa curiosidade do que de hostilidade. Como disse, a hostilidade fica restrita a toda essa questão política e cultural.
Quanto à imagem do Brasil no exterior, acho que você deveria ir mais a fundo no que o Brasil significa. Futebol e carnaval NÃO SÂO os componentes mais importantes de nossa cultura: são apenas aqueles com projeção internacional. O problema aí é que o Brasil tem tanta coisa além disso (carnaval e futebol), e muita, muita gente mesmo nem se interessa por ambos. E quem não se interessa não deixou de ser brasileiro por isso - aliás, o não-gostar e ser diferente do resto é algo brasileiríssimo, dentro de nossa diversidade.
Sim, futebol e carnaval são importantes. Mas não mais que outros elementos, como regionalismos tal qual o maracatu, o forró, as festas de são joão, a cultura caipira no interior de são paulo, a moda de viola, o sertanejo, a vida do boiadeiro pelo centro-oeste, o modo de vida do gaucho que é tão distinto, com roupas e música típicas etc etc etc. Isso sem falar na nossa literatura, que digo, sem dúvidas, é uma das melhoras do mundo, mas sem projeção, por não ser em inglês ou francês, nem ser europeia. Autores como Carlos Drummond, Machado de Assis e Guimarães Rosa deveriam ser figuras mundiais, tamanha é qualidade e consistência de suas obras.
Sendo assim, o que apenas o brasileiro quer é ser reconhecido como ele mesmo é, em sua identidade verdadeira, e estou certo de que isso não difere de nenhum outro povo no mundo. Poucos gringos entendem que, por exemplo, eu já vi muito mais japonês, chinês e árabe na minha vida do que argentinos, mexicanos ou colombianos. Afinal, o Brasil não está rodeado de latinos? O Brasil é muito mais complexo, só isso.

Anonymous said...

Yuri Tamashiro Silva, Brasil

este artigo é pouco polemico mesmo, mas os brasileiro não odeiam os americano ao contrario os pessoal querem fazer amizade com qualquer gringo,algumas pessoas não gostam dos americanos por os motivo já citados aqui, os filmes brasileiros sempre foi porcaria antes era só put.. agora a moda e violência pois da mais bilheteria,o problema real dos filmes americanos quando trata o brasil de forma errada , nos queremos que mostre o brasil como ele é realmente sem mentiras.ate os filmes atuais brasileiros exageram e a pessoas pensam que aqui é assim mesmo por exemplo eu conheço alguns angolanos e moçambicanos, nestes paises passava um programa policial chamado cidade alerta claro só tem violência, eles pensavam que aqui é tão perigoso que quando pisa o pé pra fora de casa você corre risco de levar bala perdida, mas quando eles estiverão aqui viu que não é assim, Que a midia influência nas idéias da pessoas.
como muitas pessoas aqui acha que no eua não existe medingo, todo mundo vive bem exceto os imigrante ilegais,que vocês não respeitam os outros povos, voces são nerds.etc..
isto acontece com qualquer etnia e nacionalidade como aqui acreditam que todo judeu e arabe é avarento, portugues é burro, na africa só tem ditadura,miséria e negro, na colombia só tem traficante de droga ,na europa não existe pobre,etc..

nos gostamos de estrangeiros não acredite tudo que vê na net

Anonymous said...

Nelson Rodrigues já escrevera a respeito deste sentimento de parte dos brasileiros, essa atitude ridícula de choramingar para qualquer coisa estrangeira que não mostre o Brasil como um país saído dos contos-de-fada. É o tal do complexo de vira-lata:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_de_vira-lata

Anonymous said...

Olá , sei que faz meses que ninguem comenta nesse post mas só pra deixar claro : Nós brasileiros(as), não temos vergonha ou algo assim por sermos quem somos ... É pouca a minoria , que tem vergonha , de sermos reconhecidos pelo futebol, carnaval e etc ...
Não julguem pessoas que não conheçam, não jugem povos que não conheçem ...
Vcs devem serem portugueses ..
Imaginem , um filme que retratasse Portugal dizendo todas as coisas ruins que há aí . Vcs iriam gostar ?
Não é que somos choroes , sabemos o que há de errado em nosso país , não precisamos que gringos metidos a riquinhos digam isso .
Gabriela - São Paulo (Brasil)