Sunday, July 19, 2009

"A chave para a aprendizagem das línguas"



De vez em quando encontro algo na internet que realmente me inspira de modo profundo. Esse cara e seus conselhos são ótimos.

Me identifico com muitas coisas que ele falou, principalmente com o assunto de incerteza, e medo na aprendizagem de línguas estrangeiras. Acho que a coisa que mais me impede de falar português é vergonha e medo de cometer erros. As vezes fico nervoso até o ponto de tremer na hora de falar com alguém, e as palavras que quero dizer não saem. Talvez o que eu precise mesmo não é um professor de português mas uma boa psiquiatra.

Eu simplesmente tenho que vencer minha timidez, todos os pensamentos que me faz hesitar, e "aceitar a incerteza" como ele falou. É claro que vou cometer erros e falar com sotaque. O que é que tem? Isso faz parte da aprendizagem, né? Se eu deixo isso me impedir, nunca vou aprender. Acho que para aprender qualquer língua, e tão importante ser corajoso e não ter vergonha como estudar, e os poliglotas verdadeiros são todos caras de pau.

Outro conselho que ele deu foi de evitar de estudar "regras teoréticas" de gramática, o que acho boa idéia. Caso vocês não saibam ( digo 'vocês' embora eu sei que só estou escrevendo para mim mesmo), a gramática da língua portuguesa é muito complicada, e penso que só serve para me confundir. Não adianta mesmo. É melhor imitar o que ouço e leio sem pensar em regras gramaticais. Após tudo, foi assim que aprendei minha língua nativa.

Pensamentos aleatórios sobre o futuro do blog.

Comecei esse blog quase 4 meses atrás dizendo que ia "tentar de fazer ao menos um post cada semana", mas até agora só tem 3 posts. Então ... cadê os outros 13 posts restantes que eu devia ter feito? Talvez vocês (as duas ou tres pessoas que lêem) pensem que estou muito ocupado e não tenho tempo, mas a verdade é o simples fato de eu ser muito preguiçoso e que nunca faço o que eu devo.

Tenho o hábito de protelar sempre que for possivel, e fico frustrado comigo mesmo porque embora tenha muitas aspirações, nunca tenho a disciplina para conseguir meus objectivos. Quanto tempo será que eu vou perder fazendo porra nenhuma? Será que no futuro eu vou conseguir mudar esse hábito? Só deus sabe.

Além disso, foram muitas vezes que eu quis fazer um post mas não consegui por falta de ideia...quer dizer, eu tinha ideias mas nenhumas que eu achava boas. Me preocupo muito sobre o conteúdo porque quero que os leitores gostem, e que venham cá por prazer e não porque eu lhes supliquei. Após tudo, algo que é pra fazer tem que ser bem feito, né?

Mas talvez eu esteja pensando demais, e minha preocupação sobre o conteúdo esta me impedindo de postar. Acho que de agora em diante eu não vou mais se preocupar sobre tudo isso, e me importar com a impressão da audiência, ou pedir que pessãos viessem aqui pra ler (que venha quem for). Só vou escrever o que tiver em mente, o que quer que seja, sem pensar antes. Se eu querer escrever fluentemente, preciso de tentar me expressar o mais possivél de maneira livre; quanto mais posts eu faço, melhor.

Vai ser interessante para eu ver como os meus 'pensamentos aleatórios' vão se manifestar através da lingua portuguesa.