Friday, April 9, 2010

Empregada domestica?! Parte 2

Gente, isto é INCRÍVEL. Eu realmente não tenho a menor idéia do que pensar sobre isto...antes, eu achei que eu estava exagerando, mas não; é assim mesmo.

Depois de meu primeiro post, e fiz um pouco de pesquisa sobre esta tema e encontrei relatos dos brasileiros que vão viver fora, nos chamados 'paises ricos' em procura de novas oportunidades, e ficam chocados ao ver que pessoas 'normais' limpam; coisa que eles, as princesas e príncipes da classe media brasileira, NUNCA FIZERAM NA VIDA.

Para eles, um coisa tão simples e onipresente no mundo como limpar a própria casa é uma ideia louca...uma curiosidade que eles jamais viram, e nem pensaram em fazer.

Uma brasileira que mora na Suécia disse:
Uma das coisas que as pessoas no Brasil mais se espantam é o fato de que nós não temos empregada. Até mesmo a empregada dos meus pais achou estranho. Quem limpa a casa então? – ela perguntou espantada. Respondi que nós limpamos, lavamos a roupa, cozinhamos (quer dizer, eu cozinho). Na minha família sempre tivemos empregada, assim como nas famílias dos meus colegas de escola, amigos, etc...Ter uma empregada doméstica aqui, por outro lado, custaria quase metade do dinheiro que temos disponível mensalmente.
Aposto que esta 'transição', foi muito difícil para ela, alem de ter que admiti-lo aos seus pais.
"Mamãe, aqui na Suécia, eu tenho que cozinhar, e limpar minha casa!" Que horror! huashuahuas!

Blog de uma brasileira que mora nos EUA:
Eu sempre achei isso interessante aqui, mesmo aquelas pessoas que tem muito dinheiro e casas grandes tem somente o que nos brasileiros chamamos de “diarista”, que vem uma ou duas vezes no mes para fazer uma limpeza geral. Eu nao sei dizer sobre os milionarios porque nao conheco nenhum (infelizmente), mas as pessoas da classe trabalhadora, classe media e classe media alta limpam a propria casa...Aqui cada um tem suas tarefas na casa, isso mesmo, ate os homens (isso e assunto para um outro post) e a casa esta sempre limpinha e organizada. Bem, vai da pessoa.

Normal, mas para os brasileiros é 'interessante' ver uma familia arrumar sua casa.

E ao contrário do que ela disse, aposto que já conheceu vários milionários, só que ela não sabia, porque eles não se comportavam como ela acha que milionários devem se comportar. A maioria deles, são caras normais, e assim como todo mundo, não têm empregadas.

Verinha, brasileira que mora na Australia disse:
Empregada? Soh milionario tem. Empregada que mora em casa? Soh ultra-super-hiper-milionario.

Para Verinha, mudar para Australia, foi uma experiencia de humildade, porque na Australia, assim como nos EUA e na Europa, ter empregada é um LUXO. Ela se dá conta de que os serviços na Austrália são caros porque tem que PAGAR alguem para faze-los. Não basta só jogar um punhado de moedas na cara de um pobre e fazer com que ele limpe sua casa.

Lucas, São Joãoense que faz intercambio nos EUA disse:
“como todo mundo fala, os americanos são mais frios que a gente. Outra diferença é que eles não têm empregadas domésticas e as crianças já aprendem a ter responsabilidade com a arrumação da casa desde pequenos, embora tudo seja mais fácil pela praticidade das máquinas”.

O Lucas, fica espantado ao ver que aqui nos EUA, jovens que nem ele, limpam, e tem responsabilidades na casa(coisa que ele jamais imaginava), mas tenta inventar desculpas dizendo "é porque lá eles tem máquinas de limpeza". RSRSRSRSRSRSRS!

Leticia, brasileira que mora no Canada disse:
Tem serviço mais ingrato do que o doméstico?
Você acaba de arrumar tudo e já tem que começar de novo…
A louça na cozinha parece que se multiplica em progressão geométrica. As roupas limpas ficam sujas de novo em um piscar de olhos e tem pêlo de cachorro onde vc nunca antes imaginou possível!!
Aff, meu respeito vai para as americanas, canadenses, inglesas e até as brasileiras que vivem sem empregada diárista…

Olha a deseperação dela por ter que viver sem empregada. Ela esta afligida pelas tarefas básicas, que todo mundo no canada faz.

Uma familia brasileira que mudou para Canada:
Quando imigramos para o Canadá, sabíamos das grandes mudanças e novas adaptações nas nossas vidas...no nosso dia-a-dia que estaríam por vir.

Uma delas é que iríamos passar a sobreviver sem ter uma empregada.

Nossa, que dramático! Mal conseguem SOBREVIVER sem empregada como se fosse uma questão de vida e morte. Coitados dos Brasileiros!

Eric, estudante brasileiro que faz intercambio no Canadá:

Dentre as diferenças culturais, Eric observou que... “Como lá eles não têm empregada na maioria das casas, as mães precisam cozinhar e lavar a louça.

Uau! Uma mãe que cozinha e lava a louça?! kkkkkkk


EU NÃO QUERO SOBREVIVER UMA SEMANA SEM DIARISTAAAAAAAAAAAAAAAAA! Tô aflita porque não quero lavar as roupas, passar, arrumar a cama, tirar o pó, secar, aspirar, cozinhar, polir…. nossa, com tantos verbos eu já me cansei!

Olha só, já ta cansada só de falar sobre trabalho domestico! Essas princesas brasileiras são demais.


Uma empregada é necessária para os que trabalham e tem familias grandes

Não...só se você vem de uma cultura preguiçosa.

Se você tem uma família grande é até mais fácil cuidar de uma casa, porque tem mais pessoas para compartilhar o trabalho.

Existe uma casal americano "Os Duggers", que virou famoso aqui por ter um monte de filhos:


Atualmente, eles têm 19 filhos, e não têm empregada nem babá nem nenhum tipo de ajuda contratada: eles fazem TUDO. E nem precisam de ajuda porque eles são todos bem disciplinados, trabalhosos, e responsáveis por si. Todo membro da família ajuda para fazer as tarefas de casa: os filhos mais velhos cuidam dos filhos mais jovens, todos ajudam para limpar a casa, as suas roupas, etc...

Se fosse uma família brasileira, aposto que eles precisariam de contratar um exército de empregadas para cuidar deles.

Uma brasileira que mora no Japão fala sobre as 'curiosidades' do Japão:
Todo japonês cuida da sua casa, das suas roupas, faz sua comida. Ninguém tem empregada, a gente não acha ninguém aqui para fazer uma faxina porque não tem mesmo. Eles são super organizados e aquelas regras de 5s valem em todas as residencias. Dificilmente você verá coisas fora do lugar numa casa japonesa.

Senhora, sinto muito, mas não é uma curiosidade que os Japoneses cuidam da casa. A curiosidade é que vocês não cuidam da casa e acham estranho alguém que faz.

Esta cultura que vocês têm é FASCINANTE mesmo, e única. Quem me dera. O brasil: País de mimadinhos, onde as pessoas da classe media vivem como realeza, e são dependentes de servos mal pagos, para fazer qualquer tipo de trabalho na própria casa. Alguém deve escrever um livro sobre este choque cultural que os brasileiros expatriados enfrentam quando vão viver fora. Para eles, mudar para um país desenvolvido, é um exercício de humildade, porque ficam sabendo que lá não existem empregadas, e são forçadas a limpar a própria sujeira - algo que jamais fariam no brasil.