Monday, February 15, 2010

Ignorância

Parece que o mundo inteiro ama dizer que nós somos tão ignorantes. Temos fama por ser o povo maís ignorante na face da terra. Não tenho pretensões nenhumas sobre o meu país, então afirmações dessas não me incomodam de jeito nenhum. Eu sei que isto não é um pais "culto", e a maioria das pessoas não são muito bem escolarizadas. Mas, nossa fama por ser ignorantes me fez refletir sobre o que isso quer dizer. O que é ser ignorante?

Acontece que, muitas palavras comuns do nosso dia-a-dia não têm definição concreta, e penso que 'ignorante' é um ótimo exemplo. Acho que o consenso geral é que um "ignorante" é uma pessoa que não tem conhecimentos. Mas...conhecimentos em que exatamente? É impossível saber tudo - tem coisas demais - então temos que se conformar com saber só algumas. Isso faz com que o conceito da ignorância seja muito relativo e subjetivo. O que devemos saber para não ser ignorantes? Cual é o critério? Existe um conjunto de fatos que são supostos ser conhecimento geral?



Se ser ignorante quer dizer não saber um monte de fatos inúteis sobre coisas aleatórias que eu nunca ouvi falar - tipo a capital de todo país no mundo ou o nome do principe do Liechtenstein - então confesso que sou ignorante, e tenho orgulho de ser.

3 comments:

Rosi said...

Olá William!

Sinto um tom de magoa, quase como um desabafo. Não importa o que falam, sim o que realmente pesamos sobre nós e sobre tudo aquilo que nos diz respeito.
Falando de ignorante, para não sermos um, não é preciso saber tudo, pois o dicionário define bem está palavra:1- Que não tem instrução 2-que não tem conhecimento sobre determinado assunto 3- que ignora, que não está a par de algo 4- Que é grosseiro, estúpido.
Verdade sim, que o mundo odeia e amo seu país, afinal tudo que acontece ai tem influência no resto do mundo.
Te digo uma coisa você está se saindo um excelente crítico. Parabéns seu blog está ótimo, continue escrevendo.pequenos erros de português mas que passam despercebido.
Um grande abraço, querido amigo.

Andreia Bera said...

ei, por que você liga pra isto?

Acredito que está na hora das pessoas pararem de pensar como tribalistas e ir um pouco além das fronteiras. A ordem hoje em dia é a junção dos povos e culturas, mas o que eu vejo ainda é esta resistência em aceitar culturas diferentes. Os estadunidenses são ignorantes, os brasileiros só querem feriados, os franceses não tomam banho, os ingleses são frios... Pra que esta rotulação ainda? Pra que esta xenofobia?

hallancs said...

Oi William!
Acho que os brasileiros pensam que americanos são 'ignorantes' com significado de 'idiotas'...